Azərbaycan dili Bahasa Indonesia Bosanski Català Čeština Dansk Deutsch Eesti English Español Français Galego Hrvatski Italiano Latviešu Lietuvių Magyar Malti Mакедонски Nederlands Norsk Polski Português Português BR Românã Slovenčina Srpski Suomi Svenska Tiếng Việt Türkçe Ελληνικά Български Русский Українська Հայերեն ქართული ენა 中文
Subpage under development, new version coming soon!

Subject: [Sel] vs Andorra 4º jogo

2008-07-06 16:45:45
Zaldo to All
fonte: Wikipédia

Mapa ==> AQUI

Andorra é um pequeno país europeu localizado num enclave nos Pirenéus entre Espanha, ao sul, e França, ao norte. Antes isolado, o principado é hoje um país próspero principalmente devido ao crescimento do turismo e por seu status de paraíso fiscal. Atualmente, a população andorrana está listada como tendo a maior expectativa de vida do mundo, com média de 83,52 anos (2007).

História

O principado de Andorra foi durante séculos um território essencialmente agrícola e de pastorícia, onde a prática da caça era frequente. Segundo algumas lendas, Carlos Magno foi o fundador de Andorra. O primeiro soberano conhecido de Andorra foi um nobre espanhol, o Conde de Urgel. O conde de Urgel dominou a região no século IX, passando-a então para diocese de Urgel. No século XI, o bispo de Urgel, na impossibilidade de governar Andorra sozinho, pediu então a um nobre espanhol, o senhor de Caboet, que defendesse a região. Um nobre francês, o conde de Foix, herdou através de casamentos os encargos do espanhol. O conde francês e o bispo, lutaram por Andorra, até que finalmente em 1278 encerraram suas disputas através de um tratado que os tornava governantes conjuntos.

Andorra permaneceu sob controle do bispo de Urgel, exceto durante a Revolução Francesa, quando revolucionários declararam a independência do país. Em 1806, os habitantes locais pediram a Napoleão Bonaparte que devolvesse ao território o estatuto de principado. Durante 700 anos, o principado prestou vassalagem ao bispo de Urgel e ao monarca francês (depois, com o regime de república em França, ao presidente).

No dia 6 de Julho de 1934, o russo Boris Skossyreff foi proclamado Rei Borís I de Andorra pelo Governo de Andorra. No dia 14 de Julho, a Guarda Civil espanhola entrou em Andorra e expulsou e prendeu Skossyreff, que passou por Barcelona, Madrid, e finalmente foi mandado para Portugal.

Até 1970, o direito de voto era exclusivo dos homens de Andorra, a partir da terceira geração. Hoje o voto é extensivo a todos os andorranos de primeira geração, com idade igual ou superior a 28 anos, cujos pais sejam estrangeiros. O número de eleitores é diminuto, em relação ao total da população, cerca de 70% da qual é composta por residentes estrangeiros que têm vindo a reivindicar os seus direitos políticos e de cidadania. A imigração, controlada através de um sistema de quotas, restringe-se aos nacionais da França e da Espanha que pretendam trabalhar em Andorra. Antes de 1993, o país não possuía qualquer constituição formal, tendo, à época, todas as moções e propostas submetidas a delegados permanentes (representantes dos dois chefes de estado) para aprovação.

Em 1976 foi criada uma organização política, tecnicamente ilegal, o Partido Democrático de Andorra, que forneceu as bases de um futuro sistema democrático. Òscar Riba Reig tornou-se no primeiro primeiro-ministro do país em 1981, e em 1982 foi nomeado um Conselho Executivo chefiado pelo Primeiro-Ministro. Tal provocou a separação entre os poderes legislativo e executivo. Em Julho de 1991 foram estabelecidos laços formais com a Comunidade Europeia.

Em Maio de 1993 foi adoptada uma nova Constituição, concedendo a independência ao país em todos os aspectos menos o da segurança externa, que continuou sob a responsabilidade da França e da Espanha. As primeiras eleições directas tiveram lugar em Dezembro de 1993, tendo sido formado um Governo de coligação liderado pelo Primeiro-Ministro, Óscar Riba Reig. Em 1994, Andorra tornou-se um membro de pleno direito das Nações Unidas e do Conselho da Europa. A coligação de Reig, o Grupo Nacional Democrático, perdeu o apoio dos independentes em Dezembro de 1994 e Marc Forné Molné, da União Liberal, substituiu-o no cargo. Desde a década de 1950, Andorra tornou-se economicamente uma nação próspera, tendo chegado a ser declarada como o país com o maior crescimento económico do mundo, com um rendimento per capita superior ao japonês. No principado existem mais de 5000 lojas e 500 hotéis, a actividade turística é intensa e a banca vive uma situação estável e próspera. Em grande parte, este panorama deve-se à isenção de impostos de que usufruem muitos produtos e actividades no principado.

Política

Andorra é um co-principado independente desde 1278 e uma democracia parlamentar desde 1993. O poder legislativo é exercido pelo Conselho Geral dos Vales, composto por 28 deputados eleitos para um mandato de quatro anos. Os Chefes de Estado, ou co-príncipes, são o presidente da República Francesa e o bispo de Urgel, da Catalunha. O Chefe de Governo é eleito pela maioria do Conselho Geral dos Vales. Os principais partidos políticos são o PLA (Partido Liberal de Andorra), a AND (Aliança Nacional Democrática) e a IND (Iniciativa Democrática Nacional).

A responsabilidade pela defesa de Andorra cabe à Espanha e à França. Andorra atualmente não possui força militar.

Divisões administrativas

O território do Principado de Andorra está estruturado em sete divisões administrativas locais, que são conhecidas como paróquias. São elas: Canillo, Encamp, Andorra-a-Velha, Ordino, La Massana, Sant Julià de Lòria e Escaldes-Engordany. As paróquias são administradas pelos comuns, que representam os interesses locais, aprovam e executam o pressuposto comunal, e que fixam e elaboram as políticas de gestão e administração dos bens e das propriedades comunais. Dispõem de recursos próprios e recebem capital do Estado, com objectivo de garantir a autonomia financeira. A 28 de Julho de 1993, Andorra ingressa como país membro 184 da ONU e um ano mais tarde é designado o 33º estado membro do Conselho da Europa.

Geografia

Condizendo com a sua localização no leste da cordilheira dos Pirenéus, Andorra consiste predominantemente de montanhas escarpadas com uma altitude média de 1 996 m e a mais elevada, Coma Pedrosa, a atingir 2 946 m. As montanhas são separadas por três vales estreitos em forma de Y, que se combinam num único, por onde o principal curso de água, o Rio Valira, sai do país e entra na Espanha, no ponto mais baixo de Andorra, aos 840 m de altitude. Com uma altitude média entre 1 900 e 2 000 metros, Andorra é o segundo país mais alto da Europa, depois da Suíça. [2]

O clima de Andorra é semelhante ao clima temperado dos vizinhos, mas a sua altitude mais elevada significa que há, em média, mais neve no inverno e que é um pouco mais frio no verão. Três ou quatro nevadas fortes caem todos os anos. No inverno a temperatura de Escaldes fica entre -1 a -7ºC; já no verão as temperaturas podem alcançar de 21 a 27ºC.

Economia

O Turismo é a principal recurso da economia andorrana, equivalendo a aproximadamente 80% de seu PIB. Cerca de nove milhões de turistas visitam Andorra anualmente, atraídos não só pelas estações de esqui, resortes de inverno e verão mas também pelo status de paraíso fiscal. Atualmente, as vantagens comparativas de preços em Andorra em relação aos seus países vizinho caíram consideravelmente, já que as economias de França e Espanha se abriram para o mercado, podendo assim receber mais produtos e baixar suas tarifas.

O setor bancário, por meio das vantagens fiscais, também contribui substancialmente na economia do país. A produção agrícola é bem limitada, uma vez que somente 2% de suas terras são aráveis e por isso quase todos os alimentos precisam ser importados. Existe também uma pequena produção de tabaco e também a criação de ovelhas domésticas. Em termos de produção, pode-se destacar a produção de móveis e cigarros. Os recursos naturais de Andorra incluem energia hidroelétrica, água mineral, madeira, minério de ferro e chumbo.

Andorra não é um membro pleno da União Europeia, mas usufrui de uma relação especial com ela, como por exemplo ser tratada como membro na troca de produtos manufaturados (sem tarifas) e como não-membro na troca de produtos agropecuários. O principado não possui moeda própria e por isso usa as moedas das nações vizinhas. Até 1999, elas eram o Franco francês e a Peseta espanhola, mas foram substituidas por uma única, a moeda da União Europeia, o Euro.

Demografia

Os andorranos são minoria em seu próprio país; não mais do que 33% do total da população têm nacionalidade andorrana. O principal grupo de residentes estrangeiros são os espanhóis (43%, de língua castelhana principalmente, depois catalã e galega), juntamente com os portugueses (11%) e os franceses (7%). Os 6% restantes pertencem a outras nacionalidades (em maioria britânicos).

A única língua oficial é o catalão, embora o castelhano, português e o francês sejam línguas fáceis de se escutar pelas ruas. Andorra compartilha muitos traços culturais com os outros territórios dos Países Catalães. A religião dominante é a católica.

Em 2004, o crescimento da população andorrana foi de 6,30% em relação ao ano anterior. Esse crescimento se dá em parte à regularização e autorização de vistos de trabalho em vigor desde 1998. Estima-se que esse valor corresponda a cerca de 7 500 pessoas.

Se tal crescimento for analisado por paróquia, ele é bem irregular, com um aumento de 13,97% em Canillo, de 9,23% em Encamp, de 10,81% em Ordino, de 9,76% em La Massana, de 3,85% em Andorra-a-Velha, de 6,88% em Sant Julià e de 3,15% em Escaldes-Engordany.

No ano de 2006, a população era de 81 222 habitantes.


Índice de Natalidade: 12,6 a cada 1000 habitantes

Índice de Mortalidade: 3,1 a cada 1000 habitantes

Esperança de Vida: homens: 80 anos mulheres: 86 anos

População Urbana: 93%

Religião: católicos: 86,6% outros: 13,4%

Transportes

Andorra comunica-se com o exterior somente através de vias terrestres. Não dispõe de trem, metrô ou aeroportos (ainda em discussão com os governos espanhol e catalão sobre a reabertura do aeroporto de La Seu d'Urgell), mas possui grande infra-estrutura em estradas, sendo possível cobrir quase todo o país.

Diversas novas realizações ainda estão em curso: a amplificação da rede de estradas e túneis, que permitirá ir de La Massana à Encamp e vice-versa sem ter que passar por Escaldes-Engordany (ponto de encontro dos três vales que seguem o Rio Valira formando um Y).

Uma outra maneira de chegar em Andorra é através dos heliportos localizados em Andorra-a-Velha (capital) e em La Massana. Obviamente não possui acessos por mar, nem por rios navegáveis, como costuma acontecer em países muito montanhosos.

Cultura

A cultura, a língua e a tradição de Andorra são catalães. A Constituição de Andorra define o catalão com a língua oficial do estado. Outras línguas que se falam no território são provenientes da imigração, por ordem, são essas: castelhano, o português e o francês.

Segundo o Observatório do Centro de Pesquisa Sociológica do Instituto de Estudantes Andorranos (Institut d'Estudis Andorrans), os usos linguísticos de Andorra são os seguintes:


Língua materna Língua habitual
Catalão 38,8% 58,3%
Castelhano 35,4% 37,3%
Português 15,0% 3,5%
Francês 5,4% 2,2%
Fonte: O Observatório do Instituto de Estudantes Andorranos


As outras línguas de menor uso são o galego, o inglês, o árabe e o hindu. Por nacionalidades, têm como língua materna o catalão 64% da população com nacionalidade andorrana e 36% dos residentes com nacionalidade espanhola. Malogrado que a língua de uso mais habitual é o catalão, uns 68,7% da população tem a percepção que a língua mais falada é o castelhano.

A oficialidade do catalão num estado independente permite-lhe uma certa presença no âmbito internacional. O ingresso de Andorra à ONU a 28 de Julho de 1993 veio a permitir pela primeira vez na história o uso do catalão numa assembleia desta organização. Também Andorra veio a permitir pela primeira vez a língua catalã no Festival Eurovisão da Canção em 2004 com Marta Roure e a canção Jugarem a estimar-nos.


Literatura

A literatura andorrana tem suas origens no século XVIII. Antoni Fiter i Rossell escreveu um livro sobre a história, o governo e os usos e costumes de Andorra chamado Digest manual de las valls neutras de Andorra em 1748. Essa obra também contem os documentos de Carlos Magno e Luís I, o Piedoso. Atualmente o original se conserva na casa Fiter-Riba, de Ordino, sendo que existe uma cópia no Armari de les set claus de la Casa de la Vall e outra nos arquivos do bispado de La Seu d'Urgell. Posteriormente, em 1763, o pároco Antoni Puig escreveu o Politar andorrà, obra que descreve os privilégios do Principado e as atribuições das autoridades.

Como autores da literatura contemporânea andorrana pode-se citar Antoni Morell i Mora, Albert Salvadó i Miras, Teresa Colom i Pich e Albert Villaró i Boix. Desde o ano passado, alguns desses autores participaram da Feira do Livro de Frankfurt[3]. Assim mesmo, o Governo andorrano, junto com editoriais catalãs, convoca anualmente o Premi Carlemany e, desde 2007, o Premi Ramon Llull.

Música

O evento mais importante na vida cultural de Andorra é o festival internacional de jazz de Escaldes-Engordany, celebrado durante o mês de julho, onde intérpretes como Miles Davis, Fats Domino e B.B. King já participaram. Na capital, durante as noites de verão de Quintas-feiras, se realiza o Dijous de Rock[4], onde grupos locais e do estado espanhol oferecem concertos ao público.

A Orquestra Nacional de Cambra d'Andorra, dirigida e fundada em 1992 pelo violinista Gerard Claret, celebra um encontro de canto com fama internacional, tendo feito concertos em Espanha, França e Bélgica e participado regularmente no Palau de la Música Catalana.

Em 2004, Andorra participou do Eurovision pela primera vez representada por Marta Roure. Este feito atraiu a atenção dos meios de comunicação da Catalunha, já que foi a primeira canção cantada na Língua catalã. A canção foi eliminada na semifinal, assim como as composição de 2005 (interpretada por Marian van de Wal), 2006 (interpretada por Jenny) e 2007 (interpretada por Anonymous).
2008-07-06 16:47:58
Resultados da 3ª Rodada:
Australia 8:0 Andorra
Hrvatska 5:0 Indonesia
Uruguay 0:6 Brasil

Classificação:
1. Brasil 3 2 1 0 14-2 7pts
2. Australia 3 2 1 0 11-1 7pts
3. Hrvatska 3 1 2 0 7-2 5pts
4. Uruguay 3 1 0 2 9-10 3pts
5. Indonesia 3 0 1 2 1-12 1pt
6. Andorra 3 0 1 2 2-17 1pt

#Continuamos em 1º pelo saldo de gols, e a Croácia passou o Uruguai.

4ª Rodada:
Brasil - Andorra
Indonesia - Australia
Hrvatska - Uruguay
2008-07-06 16:55:37
Vamo Brasil! :P



No mínimo 10 tem que ser esse jogo :P


Depois mando sk@ pro nosso lendário treinador :)
2008-07-06 17:41:16
Andorra é praticamente do mesmo tamanho que Florianópolis! uhauahua
2008-07-06 20:36:45
23 a zero.

prontoapostei!
2008-07-06 21:04:02
Pôôô, vou falar pro técnico de Andorra escalar meu jogador ! :P

Bom, como a Austrália mandou 8 em Andorra, temos que fazer 2 casas no número de gols.
2008-07-08 04:21:20
Daria pra jogar um 2-5-3 :P
2008-07-08 04:29:14
Joao Morilla, idade: 23 clube: FC Cervena Zvezda, país: Andorra
valor: 718 000 R$, salário: 10 900 R$
Bom em forma, Bom em disciplina tática
cartőes:

Formidável em resistência Péssimo em goleiro
Sólido em agilidade Formidável em desarme
Péssimo em técnica Razoável em armação
Ruim em passe Bom em finalização

Zagueiro reserva lá , Oo
2008-07-08 04:56:16
Meu Deus.
2008-07-08 05:03:50
Daria pra jogar um 2-5-3 :P
Será que vale a pena o risco?

Titular:
Robert Hernando, idade: 24

clube: Quietus FC, país: Andorra
valor: 1 891 000 R$, salário: 18 700 R$
Lendário em forma, Magnífico em disciplina tática

Formidável em resistência Péssimo em goleiro
Formidável em agilidade Muito Bom em desarme
Incrível em técnica Muito Bom em armação
Muito Bom em passe Fraco em finalização

Estatísticas:
Jogos oficiais: 73
Gols em jogos oficiais: 1
Assistências em jogos oficiais: 3

Participação na Seleção Nacional
Jogos na Seleção: 68
Gols na Seleção: 0
Assistências na Seleção: 7
(edited)
2008-07-08 05:08:11
AFF

Vamos de 0-0-10 logo

=P
2008-07-08 05:29:23
é tatica de 7 no campo de ataque em tudo quanto é quadradinho...
2008-07-08 17:45:07
olha quantos q foi o ultimo jogo deles para dá pra fazer uns 15 a 0 neles facil até um sub 18kkkkkkkkk

2008-07-05 Australia - Andorra 8:0
2008-07-08 20:21:34
Austrália não é mosca morta. empatou com a Croácia, que é uma seleção forte
2008-07-10 21:22:02
O capixaba Tuti tá lesionado, quem deve jogar:

Jurandir ou Prudêncio?
2008-07-10 21:23:03
Pergunta boa :p